-
Arquitetos: Kimmel Eshkolot Architects
- Área: 5000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Amit Geron
-
Fabricantes: BTI Metals Center, XENOM
Descrição enviada pela equipe de projeto. O “Memorial Hall of Israel's Fallen” está localizado no Monte Herzl, o Cemitério Nacional de Israel, e um dos locais mais importantes do país. O memorial é uma estrutura, ao mesmo tempo, pessoal e coletiva que exalta os soldados de Israel que perderam suas vidas, a partir de uma forma ondulante construída por tijolos abrindo o hall para o céu e inundando o vazio com a luz natural.
Encomendado pelo Departamento de Famílias, Comemoração e Patrimônio do Ministério da Defesa de Israel em 2006, o memorial emocionalmente impactante possui uma "Parede de Nomes" contínua de 250 metros que envolve a estrutura central de tijolos. Esta parede em espiral é composta por mais de 23.000 tijolos de concreto, cada um individualmente gravado com o nome de um soldado e sua data de falecimento, que é iluminado por luzes incandescentes em cada data de nascimento respectiva. Dentro da estrutura tubular está a entrada central de luz do memorial.
Com o intuito de criar um espaço sereno para o hall, o desenho do memorial é, em primeiro lugar, um projeto de interiores. Escavar a montanha para permitir a abundância de luz solar no hall foi o foco principal de Kimmel Eshkolot, com a reconstrução do terreno sendo secundária. O espaço foi planejado para ser pouco imponente do lado de fora e para ecoar a textura do cemitério adjacente. No interior, a luz que entra pelo óculo é sutilmente filtrada. Através dessa "renda de pedra", a luz brilha no corredor ao longo da "Parede dos Nomes" da estrutura.
Vários modelos em escala 1:1 foram construídos na ETH Zurique para testar a construção formal. A estratégia inicial baseava-se em colar os tijolos uns aos outros, visando uma sobreposição mínima entre os elementos. Este método provou ser estruturalmente viável, mas foi negligenciado porque não atendia aos regulamentos de construção locais. Com esses testes, e junto com a Ackerstein Industries e a Merkava, Kimmel Eshkolot desenvolveu tijolos de concreto exclusivos com núcleos de aço que eram aparafusados nas juntas pré-cortadas. Outros cálculos de cargas fixas e variáveis levaram à fabricação dos tijolos de alumínio para reduzir o peso.
Situada no topo do histórico Monte Herzl, o local de descanso do fundador homônimo do sionismo e do Cemitério Nacional de Israel, a estrutura do Kimmel Eshkolot Architects homenageia o isolamento e a natureza tranquila do lugar em que está inserido. No seu exterior, a estrutura segue a topografia da montanha com curvas de pedra clara de Jerusalém, o "revestimento" uniforme da Cidade Santa. Os visitantes podem caminhar diretamente pelo hall do memorial em direção ao cemitério Mount Herzl, ou descer uma série de escadas até a entrada do corredor, ao longo de uma parede de tijolos que no interior se torna a "Parede dos Nomes".